quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Norte Pioneiro elege dois deputados estaduais e um federal

Pedro Lupion e Romanelli garantem reeleição enquanto Diego Garcia, de Andirá, surpreende e se elege deputado federal com 61 mil votos

Gustavo Carneiro/5-10-2014
Resultado das urnas garante boa representatividade política aos municípios da região
Andirá – O Norte Pioneiro saiu das eleições deste ano com dois candidatos reeleitos para a Assembleia Legislativa: Pedro Lupion (DEM) e Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). Enquanto Lupion conquistou 63.579 eleitores, o peemedebista e ex-secretário de Estado do Trabalho na gestão de Beto Richa (PSDB), atingiu 60.298 votos. Outro candidato bem votado na região foi Evandro Junior (PSDB), que tem base na região de Maringá. Neto de Hermas Brandão, ele foi beneficiado com a ausência do avô e do tio Hermas Brandão Junior (PSB), de Andirá, e se elegeu com 64.467 votos.

Os eleitores de Andirá podem não contar com a representatividade direta da família Brandão, mas não têm do que reclamar. Isto porque é da cidade uma das grandes surpresas desta eleição: Diego Garcia (PHS). O comerciante de 29 anos, ligado à Renovação Carismática Católica, foi eleito a deputado federal com a expressiva votação de 61.063 votos. Com o apoio de quase vinte paróquias da região, o coordenador diocesano em Jacarezinho, cidade da família da esposa Beatriz, conseguiu canalizar os votos dos fiéis da Igreja Católica.

O comerciante nunca havia se candidatado antes. Garcia foi o mais votado em três cidades da região e ficou entre os cinco mais votados em sete municípios. Excluindo-se parentes de políticos, ele é apontado como um dos poucos que representam a renovação política do Paraná na Câmara Federal, ao lado da candidata Christiane Yared (PTN), eleita como a deputada federal mais votada no Paraná, com 200.144 votos. A curitibana é mãe de Gilmar Rafael Souza Yared, que morreu atropelado em 2009 pelo então deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho.

Em entrevista à Rádio Yara, de Bandeirantes, Garcia, disse que vai trabalhar pela reforma política e em questões como a saúde e melhoria das condições das rodovias. Com forte ligação com a Igreja Católica, ele se posicionou contra o aborto, mas defendeu o respeito aos homossexuais. Outro candidato da legenda de Garcia que recebeu boa votação no Norte Pioneiro foi Alex Canziani (PTB), que se elegeu com 187.475 votos. O deputado estadual mais votado no Paraná, Ratinho Junior (PSC), também foi bem votado na região, ficando em primeiro lugar em Siqueira Campos e Curiúva.

Já o candidato a deputado federal mais votado no Norte Pioneiro foi João Arruda (PMDB), reeleito com 172.996. Não natural da região, Arruda mantém bases no Norte Pioneiro e foi o mais votado em quatro das 15 cidades mais populosas: Bandeirantes, Assaí, Jataizinho e Cambará.

DERROTADOS
Já outros candidatos que se destacaram na região não conseguiram se eleger, como o caso de Nelson Padovani (PSC), de Cascavel. O candidato que tentava a reeleição aparece entre os cinco mais votados em nove das principais cidades da região. De Santo Antônio da Platina, Chico da Princesa amargou a terceira derrota consecutiva. Depois de não conseguir a reeleição à Câmara Federal, em 2010, Chico perdeu a disputa à prefeitura de Santo Antônio da Platina para Pedro Claro de Oliveira (DEM), em 2012. Neste pleito, obteve apenas 18.287 votos.

Entre os que não conseguiram se eleger, no entanto, nem todos lamentam a situação. Em sua primeira candidatura a deputado federal, o ex-prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno alcançou 24.910 e promete seguir forte para o próximo pleito. Outros estreantes, o advogado Rafael Bonito (PSOL), de Jacarezinho, e o bancário Paulo Leonar (PDT), em Wenceslau Braz, ficaram entre os mais votados nos próprios municípios e despontam como futuras lideranças.


Celso Felizardo
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário